Categorias
Notícias

Doença laborais, os novos desafios

0058No Brasil, de acordo com o último acompanhamento mensal de benefícios da Previdência, de fevereiro de 2013, a cada sete benefícios concedidos por afastamento por doença relacionada ao trabalho, um é pago por acidente.

As doenças laborais, ou enfermidades profissionais, são os males contraídos como resultado da exposição do trabalhador a algum fator de risco relacionado à atividade que exerce. O reconhecimento da origem laboral (da doença) requer que se estabeleça uma relação entre a mesma e a exposição do trabalhador a determinados agentes perigosos no local de trabalho.

A ausência de prevenção adequada contra essas doenças, que podem levar à morte, tem efeitos negativos sobre os trabalhadores, as famílias e, especialmente, os sistemas previdenciários.

A solução passa pela adoção de medidas de prevenção, levando em conta desafios recentes, resultantes de novas tecnologias e mudanças sociais no mundo do trabalho.

Os desafios envolvem:

– um melhor sistema de registro e notificação que integre seguridade e saúde,

– a gestão e a avaliação de riscos,

– a melhora da colaboração entre as instituições para que haja prevenção das enfermidades profissionais por meio da atuação dos profissionais de inspeção do trabalho,

– o fortalecimento do sistema de indenizações,

– a intensificação do diálogo entre governos, sindicatos, trabalhadores e empregadores.

Matéria republicada.