Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul e Região

Os direitos das mulheres são direitos humanos e devem ser respeitados!


A diretoria do STIVestuário parabeniza a todas as mulheres vestuaristas de Jaraguá do Sul e Região pela passagem do 8 de março – Dia Internacional da Mulher.

Essa data nos faz refletir sobre toda a luta que as mulheres da classe trabalhadora têm enfrentado na conquista de direitos negados, como igualdade de gênero, melhores salários e condições de trabalho, além do fim do assédio moral e sexual.

As mulheres não lutam apenas no ambiente de trabalho. As mulheres lutam em todas as esferas da vida, de forma incansável, sempre buscando respeito, valorização e justiça.

Chega de violência contra a mulher! Chega de preconceito, de perseguições, de assédio, de assassinatos, de machismo.

Dia 8 de março é a data que celebramos o Dia Internacional da Mulher.

Trata-se de uma forma de homenagear todas as mulheres do mundo, em especial as da classe trabalhadora, porque foram as operárias de fábrica que tiveram a coragem de fazer uma greve por causa das péssimas condições de trabalho e dos baixíssimos salários.

Muitas morreram queimadas porque os patrões incendiaram a fábrica ocupada pelas operárias grevistas.

Esse fato aconteceu em Nova Iorque, em março de 1911.

Passados mais de 100 anos dos atos que deram origem ao 8 de março, as mulheres continuam lutando e defendendo seus direitos, constantemente violados das formas mais diversas e cruéis, que vão desde assassinatos, perseguições, preconceitos, desigualdade e outras formas de violência.